pHmetria e pHimpedanciometria

O que é:

A monitorização do pH esofágico é um procedimento utilizado para avaliar a doença do refluxo gastroesofágico ou para se determinar a eficácia de tratamentos que impedem o refluxo ácido.

Este procedimento avalia informações sobre o pH esofágico durante o período de monitorização, geralmente próximo de 24 horas. De uma forma geral, mede-se a quantidade de ácido refluído do estômago para o esôfago.

O objetivo mais comum é   avaliar os sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), como azia e regurgitação, que não respondem ao tratamento com medicamentos. Nesta situação, pode haver uma suspeita se o paciente tem realmente a doença do refluxo gastroesofágico ou se medicamentos antiácidos são suficientes para suprimir a produção de ácido.

O segundo objetivo é quando há outros sintomas que podem ser devidos ou não a DRGE (sintomas atípicos) tais como dor no peito, tosse, chiado, rouquidão, dor de garganta. Nesta situação, não está claro se os sintomas são devido à doença do refluxo gastroesofágico ou não. Ocasionalmente, este teste pode ser usado  para monitorar a eficácia dos medicamentos usados para tratar a DRGE. O teste também é usado frequentemente como parte de uma avaliação antes da cirurgia antirefluxo ou mesmo após para comprovar seu resultado.

Procedimento:

O exame utiliza sensores de pH que registram o refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Você deve tentar realizar suas atividades normais durante o dia, incluindo as que podem desencadear os seus sintomas. Refeições regulares devem ser consumidas durante o teste. A não ingestão regular de alimentos pode prejudicar o resultado do exame.Siga as instruções do seu médico sobre o uso de medicação durante o teste.

Pode ser necessário realizar um teste chamado “manometria esofágica” (ver instruções adicionais) a fim de determinar o posicionamento correto do cateter de pH esofágico.

O nariz estará anestesiado por um curto período de tempo. A sedação não é necessária, nem indicada. Colocar o cateter leva cerca de 10 minutos.Um cateter plástico ou fio fino é passado por uma das narinas, por trás da garganta até o esôfago, enquanto o paciente engole com ajuda de água. A ponta do cateter contém um sensor que detecta o ácido. O sensor é posicionado no esôfago para que fique acima do esfíncter esofágico inferior, uma área especializada do músculo esofágico que fica na junção do esôfago e estômago e que impede o conteúdo gástrico refluir para o esôfago. Às vezes o cateter tem vários sensores de pH para registro em diferentes partes do esôfago. Estes sensores extras não alteram o comprimento ou calibre do cateter. A outra extremidade do cateter que sai do nariz estará conectada a um gravador de pilhas pequeno que é usado com uma alça sobre o ombro ou com cinto na cintura.

Marque seu exame agora!

Clique no botão abaixo para fazer o agendamento.